Como parte das ações do Outubro Rosa, as carretas da mulher, como ficaram conhecidas as unidades móveis de atendimento do Ministério da Saúde, estão levando serviços como consultas, exames e biópsias para 21 estados, além do Distrito Federal.
Com o objetivo de reduzir o tempo de espera nas unidades do SUS, as 28 carretas do programa “Agora tem Especialista” devem realizar cerca de 130 mil procedimentos ao longo do mês de outubro.
A previsão do Outubro Rosa é que mais de 42 mil pacientes da rede pública, previamente agendados, sejam recebidos nessas unidades móveis de saúde, com toda a estrutura de equipamentos, insumos e equipes multiprofissionais.
Formadas por médicos, enfermeiros, técnicos e recepcionistas, as equipes cuidam da saúde da população em locais remotos e de difícil acesso, além de municípios onde a estrutura de saúde é escassa e precária.
O foco principal das ações está na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. O investimento para as ações do Outubro Rosa é de quase R$ 19 milhões.